ANUNCIE AQUI

ANUNCIE AQUI

Últimas Notícias

Prefeitura decreta situação de emergência por falta de leitos de UTI neonatal e amplia rede de atendimento

 

Barretos em Situação de Emergência

A Prefeitura de Barretos decretou situação de emergência na área da saúde devido à superlotação dos leitos de UTI neonatal na Santa Casa de Misericórdia. A medida, publicada na sexta-feira (11), permite a contratação emergencial de serviços e convênios com hospitais da região, sem necessidade de licitação, com o objetivo de ampliar rapidamente o número de leitos disponíveis.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Angelo Roberto Gonçalves, o decreto possibilita a solicitação de recursos ao Ministério da Saúde e já viabilizou um convênio com o Hospital Village, que passou a oferecer cinco leitos de retaguarda. Hoje, a Santa Casa conta com apenas oito leitos neonatais e dois pediátricos para atender Barretos e região.

A alta demanda por internações de crianças com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e o aumento de partos de alto risco agravam a crise. O vice-prefeito Mussa Calil Neto reforçou que a medida é técnica e visa garantir atendimento rápido e eficaz, sem motivo para pânico.

As autoridades também fizeram um apelo à população para que se vacine contra a gripe. Dados revelam que entre 70% e 75% das internações por SRAG são de pessoas não vacinadas. “Tem gente ocupando leitos por falta de vacina, e isso prejudica os atendimentos mais graves, como os das gestantes de alto risco”, alertou o vice-prefeito.

O decreto tem validade de 180 dias e visa restaurar a normalidade no atendimento infantil e neonatal da cidade.

Nenhum comentário