TCE aponta falhas na inclusão de alunos com deficiência em escolas estaduais de SP

Uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou graves falhas na inclusão escolar de alunos com deficiência na rede estadual. Mais da metade das escolas ainda não são acessíveis, e milhares de estudantes permanecem sem atendimento educacional especializado.
O TCE recomendou que a Secretaria da Educação (Seduc) realize obras de acessibilidade, crie centros multidisciplinares de apoio, formalize orientações pedagógicas para professores e estabeleça medidas intersetoriais com serviços de saúde.
O relatório também sugere a implementação de um sistema para monitorar as Avaliações Pedagógicas Iniciais (API), com critérios e diretrizes claros, além da criação de equipes multidisciplinares para garantir a efetiva inclusão desses estudantes.
• REGIÃO
Dentre os municípios que mais se destacam negativamente, está a cidade de Olímpia. Ela possui 9 escolas e nenhuma delas é acessível. Nestas escolas estudam 10 alunos com deficiência física, 2 em cadeira de rodas e 3 deficientes visuais.
Barretos está no grupo de municípios que possuem apenas 1/3 de suas escolas com acessibilidade.
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